quarta-feira, 27 de abril de 2011

O CÉU E O INFERNO

Reza uma lenda chinesa que um discípulo perguntou ao seu mestre:
- Qual é a diferença entre o céu e o inferno?
Ao que o mestre respondeu:
-É uma diferença pequena que, no entanto, tem grandes consequências. Vem, vou mostrar~te o inferno.
Entraram numa divisão onde um grupo de pessoas estava sentado à volta dum grande recipiente com arroz. Estavam todos famintos e desesperados, cada um segurava com força uma colher com o cabo comprido, que chegava até à ponta do recipiente, mas o cabo era tão comprido que eles não conseguiam conduzir a colher à sua própria boca. O desespero e o sofrimento eram terríveis.
- Vem - disse o mestre ao fim de pouco tempo. - Agora vou mostrar-te o céu.
Entraram noutra divisão , idêntica à primeira. Lá estava o recipiente com arroz, o grupo de pessoas, as mesmas colheres de cabo comprido, mas ali todos se mostravam felizes e saciados.
- Não compreendo - disse o discípulo . - Porque é que as pessoas aqui estão tão felizes se as circunstâncias são idênticas às das pessoas do lado, tão miseráveis?
Não reparaste? - o mestre sorriu. - Como as colheres têm cabos compridos e não conseguem levar a comida à sua própria boca , eles aqui aprenderam a alimentar-se uns aos outros.
- Nietzsche -

sábado, 2 de abril de 2011

NAS MÃOS DE DEUS





SONHOS



Há quem diga que todas as noites são de sonhos. Mas há também quem garante que nem todas, só as de verão. No fundo, isso não tem importância. O que interessa mesmo não é a noite em si, são os sonhos. Sonhos que o homem sonha sempre, em todos os lugares, em todas as épocas do ano, dormindo ou acordado. ( William Shakespeare )