quarta-feira, 22 de agosto de 2012

NEVOEIRO... NA VIDA

Hoje de manhã, quando saí de casa, estava nevoeiro e tive de ligar as luzes do carro para que os outros condutores me vissem, mas também para alumiar um pouco o meu caminho.

Dei comigo a pensar que por vezes o nevoeiro é tão intenso, que precisamos adiar a viagem, e decidimos que mal o nevoeiro passe a continuaremos em segurança.
Realmente, na vida do dia-a-dia da natureza, o nevoeiro não é coisa de muito tempo e passado uns minutos, umas horas, com a luz do Sol, acaba por levantar e permitir-nos uma visão mais nítida, a fim de podermos prosseguir a viagem

É curioso, também, que às vezes nas nossas vidas se instala um “nevoeiro” que não nos deixa ver mais ao longe e às vezes até nos quer impedir de fazer a viagem da vida.
Preferimos assim ficar sentados, prometendo que iniciaremos a viagem assim que o “nevoeiro” passar.

Só que este “nevoeiro” da vida não desaparece com a luz do Sol, nem desaparece se nada fizermos para o combater.

É preciso então, não esperar pela luz, mas sim procurar a Luz que possa iluminar o caminho das nossas vidas.

E procurar essa Luz, é procurar a oração, é procurar a Confissão, é procurar a Comunhão, é procurar viver a vida de fé, com confiança e esperança, afastando então o “nevoeiro” das dúvidas e das dificuldades.

Então, Aquele que é a Luz que nos ilumina, dá-nos a mão, “acende” os nossos “faróis” da fé, e assim podemos conduzir as nossas vidas com uma visão mais nítida do caminho a viver.

E essa luz que Ele coloca em nós, (e que nos compete manter acesa com a Sua permanente presença em nós), serve também para avisar os outros do caminho que percorremos, iluminando também um pouco o caminho daqueles que quiserem ver e viver o Caminho que Ele, Jesus Cristo, é para todos nós.


Este texto foi retirado do blogue " QUE É A VERDADE ???

Ao lê-lo tocou-me, pois a sensação que tive foi que tinha sido escrito propositadamente para mim. Presunção minha??? Sinais??? Não sei. O que sei é que as palavras escritas vieram ao encontro da minha realidade atual. Fizeram-me pensar, pensar na minha falta de coragem para ir ao encontro da Luz, Luz essa que sei está lá ao fundo, pronta para iluminar a minha vida... é só querer, saber aceitar.
Está difícil. Por enquanto vou continuando sentada, na esperança que o " nevoeiro " não esteja tão denso. Eu quero ir ao encontro da Luz... mas...mas ...mas...


quinta-feira, 9 de agosto de 2012

CATIVAR... COM O CORAÇÃO



“- Adeus, disse a raposa. Eis o meu segredo. É muito simples: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos. (…)
- Os homens esqueceram essa verdade, disse a raposa. Mas tu não a deves esquecer. Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas (…)”

(Antoine de Saint-Exupéry)

O Princípe e a Raposa, é um livro muito belo, que tanto agrada a pequenos e graúdos.
É engraçado, quanto mais o tempo vai passando mais atual fica a sua mensagem...

" Os homens não têm tempo de conhecer coisa alguma. É preciso ser paciente ".

Uma realidade que está inserida nestas palavras. Até os mais pequenos já os ouvimos dizer : - Não tenho paciência... Agora não, não tenho tempo -
Estamos a criar uma geração que não tem paciência... mas tem paciência para estar horas em frente da televisão a jogar, por vezes jogos tão violentos...
Atividades ao ar livre não é com eles. De quem é a culpa? Os pais também não têm paciência para aturar os filhos...É muito mais cómodo vê-los sossegadinhos em frente à televisão, completamente alheados de tudo o que se passa à sua volta.
Sem pessimismos, uma realidade temos que encarar... o que vai ser das gerações futuras??? Aprenderão a cativar com o coração??? Para isso é necessário ter tempo e paciência...

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

É TEMPO DE TER TEMPO

A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são seis horas!
Quando de vê, já é sexta-feira!
Quando se vê, já é natal...
Quando se vê, já terminou o ano...
Quando se vê perdemos o amor da nossa vida.
Quando se vê passaram 50 anos!
Agora é tarde demais para ser reprovado...
Se me fosse dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.
Seguiria sempre em frente e iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas...
Seguraria o amor que está a minha frente e diria que eu o amo...
E tem mais: não deixe de fazer algo de que gosta devido à falta de tempo.
Não deixe de ter pessoas ao seu lado por puro medo de ser feliz.
A única falta que terá será a desse tempo que, infelizmente, nunca mais voltará.

«« Mário Quintana »»

As horas, dias, semanas, meses e anos, passam por nós e não conseguimos fazer um terço ou metade daquilo que gostaríamos.
Atingi um patamar da minha vida, em que nos momentos de melancolia olho para trás e penso no que quereria e no que não deveria ter feito.
O tempo passa... todos os inícios de anos se faz uma retrospetiva e projeta-se uma vida nova. No primeiro / segundo mês talvez se consiga, mas sem darmos por isso já estamos numa rodaviva, a correr sem tempo para nada... Comigo passa-se assim ( penso qur o mesmo acontece com a maioria das pessoas ). É esta vida que quero para mim? Claro que não... mas continuo na mesma.
Já não vinha ao meu blogue desde o passado mês de Maio... Incrível, como o tempo passou...
Embrenhada no trabalho, prazos para cumprir, corri... corri... para quê? Mais um ano... esperamos que o próximo seja melhor, para finalmente ter tempo...