terça-feira, 11 de dezembro de 2012

O que é o pecado?


Deixamos cair um prato no chão e ele parte-se; vamos ter de ir pedir desculpa à nossa mãe. Será isso um pecado?
É claro que não. Foi um descuido. Não o fizemos de propósito. E se, por estarmos furiosos agarrarmos num prato e o atirarmos ao chão? Será um pecado? É antes de mais, uma má acção. Se compreendermos que agismos mal e pedimos desculpa não diremos « cometi um pecado » mas sim « portei-me mal ».
A palavra « pecado » diz respeito à religião.
Utilizamo-la quando tomamos consciência de que o mal que fazemos fere a nossa amizade com Deus.
O pecado, diz a Bíblia, é uma ruptura da aliança. O crente sente por vezes muito bem
que já não está em sintonia com Deus, que deixou de viver sob a sua lei de amor.
Compreende então que é tempo de voltar para Ele. « Levantar-me-ei e irei ter com o meu pai » disse o filho pródigo da parábola enquanto guardava os porcos ( Lucas 15,18 ).
O pecado é precisamente um ato que cometemos e desfigura em nós a imagem de Deus.
Deixamos de nos parecer com Ele. Passa a haver uma distância entre nós e o Deus que nos ama. E é quando compreendemos que Ele nos perdoa que percebemos até que ponto o nosso pecado nos afastou d´Ele.
Portanto o pecado é a falta de amor a Deus, falta de amor aos outros, falta de amor a nós próprios.
Só quem acredita em Deus é que pode ter ( ou não )a noção de pecado como um afastamento em relação a Deus.
O pecado separa-nos de Deus ( muito ou pouco ) separa-nos dos outros ( muito ou pouco )e separa-nos de nós mesmo, divide-nos dentro de nós mesmo.
Por isso, é que há graus de pecado: leve ou venial, pecado grave e pecado mortal...
Chama-se mortal porque mata, corta a nossa relação com Deus. Mas essa relação pode ser reatada pelo arrependimento, pelo sacramento da confissão ( penitência ou reconciliação ) , pela mudança de vida.


Autor Padre Alberto Sousa Nogueira do blog " Deixa Deus entrar "

Este blog é um dos que acompanho diáriamente. Gosto muito e entendo muito bem a maneira como o Sr Padre Alberto Nogueira explica os temas.
Este tema " o pecado " é um tema sempre atual, um bocado controverso, pois há diversas maneiras de se entender, normalmente entendemo-lo pelo modo que nos dá mais jeito...
De maneira simples e direta é-nos explicado em meia dúzia de palavras ; - Há pecado, quando corta a nossa relação com Deus -
Lógicamente se cortamos a nossa relação com Deus, cortamos com os outros e connosco, dentro de nós próprios.
Este tema foi abordado num período muito especial para os Cristãos - O ADVENTO - , tempo de espera, esperança, conversão, fraternidade... afinal celebra-se o nascimento do SALVADOR...

Nenhum comentário: