sexta-feira, 4 de novembro de 2011

O TESOURO ESCONDIDO



1) A lâmpada de Deus não se apagou

O nosso mundo interior é uma cebola ou uma batata? A visão cristã do mundo está certamente do lado da batata, pois defende que, mesmo escondida por uma crosta ou um véu, está uma realidade que é substanciosa e vital.
A verdade é que mesmo sabendo que a vida é uma batata, nós vivemo-la, muitas vezes, como se fosse uma cebola. Vivemos de opiniões, de verdades parciais e provisórias, de paixões, vivemos aparências e modas como se a vida fosse isso. Esgotamo-nos a desfilar cascas e camadas, sem um centro que nos dê realmente acesso ao pleno sentido...


Este livro foi-me oferecido há tempos por uma amiga.Obrigada.
Já o li duas vezes, agora ando na fase de ir lendo e saboreando alguns capítulos que me toquem mais. Tornou-se em mais um livro de mesa de cabeceira ( o monte vai subindo...) .
Começa logo no 1º capítulo, cujo título por si só já é bastante sugestivo - A lâmpada de Deus não se apagou - .
Numa primeira leitura fiquei surpresa com a pergunta que o Padre José Tolentino nos faz - O nosso mundo interior é uma cebola ou uma batata ? -
Nunca me passaria pela cabeça esta comparação. Mas, lendo, relendo e pensando bem, cheguei à conclusão que o termo de comparação não podia estar melhor.
Por muito que queiramos centrar a nossa vida em algo que nos dê realmente acesso ao pleno sentido, o mundo exterior não nos deixa centrarmo-nos no essencial. Será que é o mundo exterior ou nós ( neste caso eu ) que não estamos disponíveis de coração?
A caminhada é longa, cheia de pedras, avanços e recuos mas... A lâmpada de Deus não se apagou.
Fica a esperança de irmos tentando, caminhando, com a firme certeza de que no final Ele está lá à nossa espera de braços abertos.

Nenhum comentário: