segunda-feira, 7 de novembro de 2011

MARIE CURIE



O visual do google apresenta-se com a imagem acima, numa homenagem a Marie Curie no ano em que faz 144 anos de nascimento, ano escolhido para marcar o centenário do segundo Prémio Nobel da Química.
Importantes descobertas na área da radioatividade,conseguindo o isolamento do rádio, foi a primeira mulher a ganhar um Nobel e uma das poucas personalidades a receber duas vezes a distinção, instituída pelo inventor da dinamite, Alfredo Nobel.
Mais tarde identificou dois novos elementos químicos, o rádio e o polónio, abrindo as portas para uma nova era da medicina, com grandes avanços no tratamento de combate ao cancro.
Na minha adolescência li pela primeira vez, a história de vida desta cientista. Fiquei a sentir uma grande admiração por ela, como mulher, esposa, mãe e a dedicação total ao seu trabalho.
Uma palavra de admiração também para seu marido Pierre Curie que, infelizmente para a ciência, faleceu prematuramente ( aos 47 anos ), não sem antes ter partilhado com a sua mulher, o prémio Nobel da Física em 1903.

Nenhum comentário: